Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolesecentes

A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica. Ela pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversos quadros neurológicos, alterações do desenvolvimento infantil, comprometimentos psiquiátricos, alterações de conduta, entre outros.

Informações: (22) 2643-8152 / 3053-2515

quinta-feira, 11 de março de 2010

Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade

Instruções Acadêmicas


Organização da sala e da aula

Estudantes com TDAH frequentemente apresentam dificuldades em prestar atenção e atender as instruções/solicitações dos professores; logo, acabam tendo prejuízos em adquirir a informação necessária para realizar uma tarefa, completar uma atividade e participar adequadamente das atividades e discussões em sala de aula.
Para facilitar essa participação é interessante:

 Deixar claro quais são as expectativas do professor na realização de cada tarefa.
 Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos.

 Usar reforços visuais e auditivos para definir e manter essas regras e expectativas, como calendários e cartazes.

 Dar instruções e orientações de forma direta, clara e curta.

 Observar se o estudante possui todos os materiais necessários para execução da tarefa; caso contrário deve-se ajudá-lo a consegui-los.

 Dividir as atividades em unidades menores. Por exemplo, pedir que ele resolva, primeiro, as cinco operações de matemática e avisar quando terminar. Depois solicitar mais cinco.

 Iniciar a aula pelas atividades que requerem mais atenção, deixando para o final do turno aquelas que são mais “agradáveis” e/ou estimulantes.

 Monitorar o tempo que falta para concluir uma tarefa.

Outras modificações que têm se mostrado muito eficientes dizem respeito aos momentos de avaliação:

 Propiciar um ambiente tranqüilo;

 Dar mais tempo para os alunos;

 Colocar um número menor de atividades por página;

 Solicitar que a criança cheque as respostas, particularmente no subtipo impulsivo/hiperativo.


O importante é ter em mente que estudantes com TDAH aprendem melhor em atividades estruturadas. Quando não há presença de TA, geralmente precisam é de um tempo e de uma orientação extra para dominarem as informações. Uma vez aprendidas, eles recordam e usam a informação tão bem quanto qualquer outra criança.


Jocélia Pinho

Referência:

ROTTA, Newra Tellechea [et al.] Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

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