Instruções Acadêmicas
Organização da sala e da aula
Estudantes com TDAH frequentemente apresentam dificuldades em prestar atenção e atender as instruções/solicitações dos professores; logo, acabam tendo prejuízos em adquirir a informação necessária para realizar uma tarefa, completar uma atividade e participar adequadamente das atividades e discussões em sala de aula.
Para facilitar essa participação é interessante:
Deixar claro quais são as expectativas do professor na realização de cada tarefa.
Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos.
Usar reforços visuais e auditivos para definir e manter essas regras e expectativas, como calendários e cartazes.
Dar instruções e orientações de forma direta, clara e curta.
Observar se o estudante possui todos os materiais necessários para execução da tarefa; caso contrário deve-se ajudá-lo a consegui-los.
Dividir as atividades em unidades menores. Por exemplo, pedir que ele resolva, primeiro, as cinco operações de matemática e avisar quando terminar. Depois solicitar mais cinco.
Iniciar a aula pelas atividades que requerem mais atenção, deixando para o final do turno aquelas que são mais “agradáveis” e/ou estimulantes.
Monitorar o tempo que falta para concluir uma tarefa.
Outras modificações que têm se mostrado muito eficientes dizem respeito aos momentos de avaliação:
Propiciar um ambiente tranqüilo;
Dar mais tempo para os alunos;
Colocar um número menor de atividades por página;
Solicitar que a criança cheque as respostas, particularmente no subtipo impulsivo/hiperativo.
O importante é ter em mente que estudantes com TDAH aprendem melhor em atividades estruturadas. Quando não há presença de TA, geralmente precisam é de um tempo e de uma orientação extra para dominarem as informações. Uma vez aprendidas, eles recordam e usam a informação tão bem quanto qualquer outra criança.
Jocélia Pinho
Referência:
ROTTA, Newra Tellechea [et al.] Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário