Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolesecentes

A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica. Ela pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversos quadros neurológicos, alterações do desenvolvimento infantil, comprometimentos psiquiátricos, alterações de conduta, entre outros.

Informações: (22) 2643-8152 / 3053-2515

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Neurofeedback- Conversando sobre o assunto

A maioria das coisas na vida da gente é controlada ou pelo menos intermediada pelo cérebro. (atenção, aprendizagem, memória, controle de distrações, respostas emocionais, movimentos físicos, coordenação motora fino e grosso, humor,ansiedade, depressão, raiva, desempenho, obsessões,compulsões, vícios e até respostas físicas como sono, apetite, circulação, enxaqueca, convulsões, temperatura do corpo,etc.)

O cérebro funciona com pulsos bio-elétricos (chamado EEG) e níveis químicos de vários neurotransmissores. O sistema cerebral e bem caótico, com bilhões de grupos de neurônios trabalhando independentemente e ligados fazendo centenas de tarefas a qualquer instante, mas como qualquer sistema caótico ele tem padrões estáveis de energia. Por isso uma pessoa ansiosa geralmente não pára de repente de ficar ansiosa,ou outra não começa de repente ficar ansiosa,ou deprimido, ou com raiva, ou com memória ótima ou péssima.

Olhando o EEG, a gente tem capacidade de reconhecer e descrever esses padrões estáveis em várias partes do cérebro. Pesquisas feitas com máquinas que gravam as informações de todas as freqüências (níveis)de energia em todas as áreas do cérebro durante um tempo, inclusive as conexões e interações das áreas em certas tarefas, já deixaram clínicos dizer que tais padrões ficam ligados com certas problemas.
Por exemplo: pessoa que sofre de ansiedade pode ter níveis de beta maiores no lado direito do cérebro, ou pode ter níveis de beta maiores na parte traseira, ou pode ter pouco alfa com olhos fechados na parte traseira, ou pode ter muito alfa com olhos abertos na frente, ou pode ter muita atividade acima de 23 Hz nos lobos temporais, ou pode ter coerência bem baixa nas freqüências lentas, ou pode ter coerência bem alta nas freqüências ligeiras, etc.

Desde 1954 já foi demonstrado que o cérebro tem capacidade de mudar os padrões dele mesmo quando estes padrões estão mostrados em tempo real para ele. Desde os anos 90, com a revolução em computação que deu poder sempre maior para preço (e tamanho) cada vez menor, as pessoas começaram mostrar que treinando o cérebro para mudar as padrões
"ineficientes" ou "grudados" dar para o cliente a capacidade de mudar todas as coisas na lista em parágrafo 1 acima.

Essa mudança tem vários benefícios: 1. ele acontece no nível (não da mente consciente mas) do cérebro mesmo. O cliente não aprende um truque mental de intervir quando começa sentir ansiedade, elesimplesmente pára de sentir ansiedade (pelo menos quando não é apropriado); 2. mudando os padrões energéticos, o cliente automaticamente muda os níveis de neurotransmissores sem tomar remédios para mexer quimicamente no cérebro; 3. ele muda padrões estáveis (ineficazes) para outros padrões estáveis,mudando capacidade por um jeito duradouro; e 4. e o cliente mesmo que faz essas mudanças, não o treinador, que dar poder para ele em vez de fazer ele dependente (como no caso de medicações).

Espero que isso ajuda um pouco mais entender.

Texto cedido gentilmente por Peter Van Deusen


Peter Van Deusen entrou no campo de NF em 1991. Ele treinou com vários dos pioneiros e aplicou os sistemas deles. O primeiro cliente foi ele mesmo, e experimentou mudanças positivas na própria vida. Ele começou trabalhar com outros clientes sob a supervisão de psicólogos e um psiquiatra até que formou a empresa TLC. De 1992-2001, ele teve 4 consultórios na cidade de Atlanta (EUA), treinando todos os clientes em um deles e treinando e supervisionando treinadores nos outros três. Fez todas as avaliações e planos de treinamento durante esse 10 anos.
Em 2001 ele mudou-se para Miami e começou a treinar outros profissionais na técnica, continuando com sua filosofia de treinamento prático. O sistema de avaliação cerebral que ele desenvolveu está sendo utilizado mundialmente. Até 2007 ele viajou o mundo inteiro, dando cursos pelos EUA, Europa, Austrália, Canadá, America do Sul e Ásia. Também ministrou um curso na faculdade da University of Georgia no mestrado de psicologia. Ele criou uma comunidade na internet (braintrainer) que agora tem 1750 sócios no mundo inteiro e um website (www.brain-trainer.com) que atrai uns 3000 visitantes por dia. No brain-trainer.com ele oferece aparelhos e software, ensino por vídeos e on-line e faz supervisão para profissionais mundialmente.



Em setembro de 2009 tive o prazer de conhecer e fazer um curso de Neurofeedback com Peter Van Deusen. O contato com a técnica de NF, me fez entender que o treinamento cerebral com NF é capaz de mudar padrões cerebrais, favorecendo um equilíbrio físico e psíquico, provocando mudanças reais bastante positivas na vida do sujeito.
Posteriormente, falaremos um pouco mais sobre isso.

Jocélia Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário