A aprendizagem vem sendo estudada cientificamente desde o século passado,embora tenha tomado maior espaço e relevância no meio acadêmico entre as décadas de 1950 a 1970. Junto com avanços obtidos com as pesquisas, diversos conceitos foram apresentados como tentativa de melhor explicar a aprendizagem e como se dá o seu processo. Apesar de existir diferentes conceitos, todos admitem que a aprendizagem implica uma relação bilateral, tanto da pessoa que ensina como da que aprende.Dessa forma, é melhor definida como um processo evolutivo e constante, que envolve um conjunto de modificações no comportamento do indivíduo, tanto em nível físico como biológico, assim como no ambiente no qual está inserido, onde todo esse processo emergirá sob a forma de novos comportamentos.
O ideal é que não só os profissionais da área da saúde,mas também os da educação tenham noções básicas acerca do funcionamento normal e patológico do SNC . Esse funcionamento, para ser entendido pressupõe a noção mínima dos eventos que ocorrem no desenvolvimento e no aprendizado da criança.
No que se refere ao processo de aprendizado, existe uma interface entre duas áreas de atuação: a educação e a saúde. Na primeira agem os educadores, orientadores educacionais, pedagogos, psicopedagogos; na segunda, atuam pediatras, neurologistas, psicólogos, psiquiatras da infância e adolescência, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros. A rigor, essa interface entre saúde e educação, na qual o assunto é o aprendizado normal e seus principais problemas, poderia ser denominada neuropedagogia (Riesgo,2006).
Porque algumas crianças aprendem a ler com mais facilidade do que outras?
E porque algumas apresentam dificuldades no aprendizado, em diferentes áreas, mesmo tendo inteligência normal ou acima da média?
Essas perguntas tão intrigantes nos levam a pesquisar os fatores determinantes da variação da aprendizagem, assim como distinguir os diferentes transtornos que podem influenciá-la.
Jocélia Pinho
Referência:
MELLO, C.B.; Miranda,M.; MUSZKAT,M. Neuropsicologia do Desenvolvimento: Conceitos e Abordagens. 1ª edição. São Paulo: Memmon, 2005.
ROTTA, Newra Tellechea [et al.] Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
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